Programa de Reuso de Águas Cinzas nas Escolas (PRAE)

O Programa de Reuso de Águas Cinzas nas Escolas (PRAE) é um projeto de reaproveitamento da água utilizada no dia a dia de unidades escolares para promoção de hortas agroecológicas e educação ambiental. A água que seria descartada após o uso, que chamamos de águas cinzas, passa por um processo de limpeza (sistema de filtro biológico), e é encaminhada para um sistema de irrigação de hortaliças.

O programa tem demonstrado excelentes ações e resultados na implementação de tecnologias produtivas voltadas à convivência sustentável com o semiárido e a promoção da agroecologia nas escolas municipais de Morada Nova.

Já são 21 unidades implantadas em nosso município. Além de ações de educação ambiental, também são promovidas ações estruturantes, tais como: limpeza e cultivo de hortas escolares, colheita de cebolinha e alface, cobertura e proteção de hortas entre outros, reutilizando as águas cinzas das escolas, garantindo assim, o engajamento dos alunos em relação ao cuidado com o meio ambiente, à preservação dos recursos naturais e ainda gera mais qualidade para a merenda escolar com uso de hortaliças produzidas na própria escola.

Abrir
Skip to content